Provavelmente os livros mais comuns do mundo são a Bíblia e o Alcorão. Mas avaliar a circulação e as vendas dessas escrituras é quase impossível.
Portanto, na seleção atual coletada livros mais vendidos do mundo com exceção do acima. A lista inclui trabalhos que foram publicados em diferentes países e em uma variedade de dialetos e idiomas.
10. Alquimista - P. Coelho (65 milhões de cópias)
O enredo do romance é baseado no folclore inglês. O personagem principal aprende a conhecer a si mesmo, passando pelas provações que o destino preparou para ele. O romance foi traduzido para 67 idiomas e publicado em 117 países.
9. Código Da Vinci - Brown D. (80 milhões de cópias)
O romance foi publicado em 2003. Logo, foi traduzido para 44 idiomas. O livro foi criticado por representantes da igreja. Em 2006, o filme foi filmado, os principais papéis na adaptação do filme foram interpretados por Audrey Tautou e Tom Hanks.
8. Little Prince - de Saint-Exupery A. cópias)
Este conto alegórico foi publicado em 1943. O livro se destaca não apenas pela trama, mas também por suas ilustrações originais. O trabalho foi traduzido para 180 idiomas e vários dialetos. Linguistas profissionais consideram a versão francesa de O Pequeno Príncipe uma ferramenta ideal para aprender esse idioma.
7. Ela - G. Ryder Haggard (83 milhões de cópias)
O romance de Haggard é dedicado à imagem coletiva da mulher ideal. A trama fala sobre a expedição britânica à África Central. Os heróis caem na terra de Aesha - os senhores da tribo canibal. O romance foi escrito em 1887.
6. Leão, a bruxa, guarda-roupa - K.S. Lewis (85 milhões de cópias)
Este livro da série Crônicas de Nárnia foi publicado em 1950. O trabalho formou a base de quatro adaptações. O livro é um dos cem melhores livros do mundo, segundo a Time.
5. Dez índios pequenos - A. Christie (100 milhões de cópias)
Este romance policial foi escrito em 1939. O livro é o trabalho mais vendido da lendária Agatha Christie. O enredo do romance tornou-se a base da peça, de várias adaptações e até de um jogo de computador.
4. Um sonho em uma torre vermelha - Xueqin Ts. (Mais de 100 milhões de cópias)
Este romance clássico em chinês foi publicado em 1763. O livro foi repetidamente proibido na China como "lascivo". O romance é traduzido para japonês, inglês, francês e russo.
3. Tolkien J. Ronald R. - O Hobbit, ou Lá e volta (mais de 100 milhões de cópias)
Este romance de fantasia foi publicado em 1937. A primeira tradução publicada de O Hobbit para o russo foi publicada em 1976. O pico de vendas de livros ocorreu em 2004-2011, quando foi lançada a adaptação cinematográfica dos romances de Tolkien.
2. - O Senhor dos Anéis (150 milhões de cópias)
O romance foi escrito como uma obra única, mas os editores dividiram o livro volumoso em três partes. O Senhor dos Anéis é uma continuação volumosa de O Hobbit. O trabalho no romance durou 12 longos anos - de janeiro de 1937 a outubro de 1949.
1. Um conto de duas cidades - Dickens C. D.H. (mais de 200 milhões de cópias)
O livro mais vendido do mundo publicado pela primeira vez em 1859. Este romance histórico é dedicado à era da Revolução Francesa. O trabalho foi filmado repetidamente. No entanto, os leitores de língua russa não estão muito familiarizados com este livro de Dickens. No Reino Unido e nos EUA, o romance é um livro didático.