Pela primeira vez na primeira aula! Milhares de jovens da primeira série aguardam com entusiasmo todos os anos deste dia. Eles ainda não sabem o que está por vir, que dificuldades e alegrias, entusiasmo e vitória. Para os pais de jovens estudantes, os primeiros meses de escola tornam-se um verdadeiro teste de resistência e paciência.
Para ajudar seu filho a cruzar o limiar da escola sem estresse, perdas e preocupações, as dicas simples coletadas na ajuda de hoje As 10 principais dicas para pais de primeiro grau.
10. Assista seu próprio comportamento
Todas as ansiedades dos pais são refletidas no rosto, e os filhos são psicólogos maravilhosos - eles lêem e transferem instantaneamente para si mesmos a atitude da mãe ou do pai em relação a qualquer assunto. Naturalmente, será mais difícil para as crianças cujos pais estão nervosos e preocupados em antecipação ao início das aulas. Mas os pais de espírito positivo e calmo certamente darão à criança uma carga positiva.
9. Desenvolver independência
Colete uma maleta de forma independente, prepare um uniforme escolar, acione um despertador pela manhã ... É ótimo se uma criança se acostumar a fazer todas essas coisas por conta própria. Naturalmente, sob o controle tácito dos pais, que deve ser o mais discreto possível.
8. Não assuste a escola
Você nunca deve dizer a um futuro aluno do primeiro ano: “Aqui na escola você será impedido de mimar!”, “Nas lições eles farão seda com você”, etc. Tais declarações formarão uma relutância persistente em ir a uma instituição onde uma broca notória está esperando e nada mais.
7. Compartilhe sua experiência
Tire as fotografias antigas - deixe a criança ver como o pai leva o buquê para o professor pela primeira vez, e a mãe puxa a mão dela em uma lição aberta. Lembre-se de histórias engraçadas e interessantes de sua própria vida escolar. Certamente a experiência dos pais ajudará o bebê a se sintonizar e aguardará ansiosamente o início das aulas.
6. Compre material escolar juntos
Deixe a criança participar da escolha de uma estojo, bolsa e outras coisas. Não resista se sua borracha ou mochila tiver seu personagem de desenho animado favorito. Afinal, as coisas que amamos trazem emoções positivas, tão importantes para um aluno da primeira série. Naturalmente, não exagere - notebooks e artigos de papelaria excessivamente brilhantes podem distrair as aulas.
5. Ensine com antecedência ao modo escola
Se a criança não estiver acostumada a acordar cedo, será muito difícil começar as aulas. É melhor se acostumar com o novo regime, 2-3 semanas antes de 1º de setembro. Mas ainda não é tarde para começar nos últimos dias - diga à criança como o dia do aluno foi construído, quando é a subida, quanto tempo leva para chegar à escola, o que é uma mudança etc.
4. Jogue na escola
As crianças percebem com mais facilidade novos conhecimentos de maneira lúdica. Portanto, você definitivamente deveria brincar na escola com um futuro aluno da primeira série. Deixe o garoto se acostumar a responder quando o professor perguntar, tente ir para o quadro improvisado e trabalhar em seus primeiros cadernos.
3. Deixe tempo e local para os jogos.
Apesar do fato de que a atividade de jogo do aluno se retrai gradualmente em segundo plano, você não deve se livrar de brinquedos. Deixe a criança ter tempo e lugar para o seu entretenimento favorito. Com brinquedos, o bebê poderá relaxar, se distrair e relaxar de verdade.
2. Juntos, preparem um local para praticar em casa
Um local conveniente para preparar a lição de casa deve, obviamente, agradar a criança. Faça uma analogia com o local de trabalho de um adulto - deixe o filho ou a filha se orgulhar de sua nova mesa. Bem, não se esqueça das coisas agradáveis que uma criança pode escolher para si mesma - um porta-lápis com seu amado herói dos desenhos animados ou um candeeiro de mesa brilhante.
1. Faça um tour pela escola
Um ambiente desconhecido é sempre assustador. Mas se você começar a andar com antecedência à noite no pátio da escola e, à tarde, entrar no prédio, mostrar as aulas e os corredores da escola, a escola se tornará imediatamente mais familiar e menos intimidadora.