A maioria dos russos acompanha de perto as taxas de moedas como o euro e o dólar americano. Embora se falarmos de poder de compra, essas unidades monetárias não estarão na liderança em comparação com outras moedas.
Hoje oferecemos um estudo mais detalhado As 10 moedas mais caras do mundo. É um insulto ao rublo russo, mas dezenas de moedas dos países produtores de petróleo do Oriente estavam na liderança.
10. Franco suíço (CHF, 34,41 rublos)
As notas de francos são emitidas pelo Banco Central da Suíça e as moedas são cunhadas pela cunhagem federal. A moeda suíça é o único franco preservado no território da Europa moderna. Um franco suíço é igual a cem rapenes.
9. Dólar das Ilhas Caimão (KYD, 39,16 rublos)
A moeda foi introduzida em 1972 e substituiu o dólar jamaicano nas Caimãs. O dólar das Ilhas Cayman está claramente atrelado ao dólar na proporção de 1 KYD = 1,2 USD. No total, cerca de 75 milhões de KYDs estão circulando no mundo.
7. dinar jordaniano (JOD, 39,84 rublos)
As notas da moeda da Jordânia retratam retratos de representantes da dinastia real do país. As moedas e as notas têm inscrições em dois idiomas: árabe e inglês. A moeda apareceu em 1949, substituindo a libra palestina.
8. Manat azerbaijano (AZN, 40,18 rublos)
O design das notas de manat é muito semelhante ao euro, uma vez que o mesmo designer austríaco Roberto Kalina trabalhou no desenvolvimento da aparência de ambas as moedas. O manat azerbaijano foi denominado duas vezes - em 1992 e em 2006.
6. Euro (EUR, 42,62 rublos)
A moeda oficial da União Europeia é a única legal para 17 países e em 9 outros estados ela opera junto com outras unidades monetárias. Os euros apareceram em circulação sem numerário em 1999 e, sob a forma de numerário, começaram a ser utilizados desde 2002.
5. Libra Esterlina (GBP, 49,45 rublos)
A unidade monetária do Reino Unido é chamada de libra esterlina desde 1694, e a emissão de notas começou no território do país. A libra é a terceira moeda mais prevalente no mundo. Uma libra consiste em centenas de moedas de um centavo; até 1971, xelins, grumos, coroas e peidos também estavam em circulação.
4. Lats letões (LVL, 57,48 rublos)
Lats serviu como moeda oficial da Letônia de 1922 a 1940 e depois voltou a circular em 1993. Depois que a libra cipriota e a lira maltesa saíram de circulação, o lat tornou-se a moeda mais significativa na zona do euro. No entanto, o latão letão permanecerá em circulação somente até 1º de janeiro de 2014 - então o país passará para o euro.
3. Rial omanense (OMR, 81,11 rublos)
As notas do rial omanense têm inscrições em inglês e árabe. Mas as moedas não têm "dublagem" em inglês. Pode muito bem ser que, no futuro próximo, as moedas dos estados produtores de petróleo do Oriente sejam substituídas por uma moeda única, uma espécie de "euro árabe".
2. Dinar do Bahrein (BHD, 82,97 rublos)
Até 1973, essa moeda circulava não apenas no próprio Bahrain, mas também nos Emirados Árabes Unidos, até ser substituída pelo dirham. O dinar do Bahrein depende do dólar americano, embora seja 2,5 vezes mais caro que a moeda americana.
1. dinar do Kuwait (108,74 rublos)
Cada décimo quinto residente do Kuwait é um milionário. O estado produtor de petróleo anão possui em seu território 10% das reservas mundiais de petróleo. Não é de surpreender que a moeda, usada por apenas 3 milhões de pessoas, seja tão valorizada.