A cada ano, especialistas do think tank do Fórum Econômico Mundial compilam classificação dos países em termos de igualdade de gênero. Para determinar como mulheres e homens são iguais em seus direitos e oportunidades, usam 14 indicadores diferentes.
Em 2012, o estudo abrangeu 135 países. A Rússia ocupa apenas a 59ª linha da classificação. Especialistas acreditam que, em nosso país, as mulheres não têm influência suficiente na vida econômica e política, têm menos oportunidades de carreira e salários mais baixos. A última linha do ranking é Iêmen.
Nossos dez principais países são aqueles que assumiram posições de liderança em termos de igualdade de gênero.
10. Suíça
Surpreendentemente, até 1961, foi a Suíça que permaneceu a última república europeia em que as mulheres não tinham direito de voto. Obviamente, ao longo dos anos, as mulheres fizeram progressos significativos em termos de igualdade - Evelyn Widmer-Schlumpf foi eleita presidente pela terceira vez consecutiva em 2011.
9. Nicarágua
Nenhum outro estado da América Central e do Sul mostra igualdade de gênero como a Nicarágua. As mulheres aqui estão ativamente envolvidas na vida pública - no parlamento, cerca de 20% dos assentos são ocupados apenas por mulheres.
8. Filipinas
Até 2010, o país era chefiado por uma mulher presidente. Apesar de, em todo o mundo, os filipinos serem considerados modestos e humildes, em sua terra natal eles têm direitos suficientes em pé de igualdade com os homens. Eles simplesmente preferem sabiamente não declarar universalmente sobre igualdade de gênero.
7. Dinamarca
O encantador Helle Thorning-Schmitt é nomeado primeiro-ministro do país desde 2011. E a rainha Margrethe II é a chefe desse estado monárquico desde 1972. Portanto, com relação à Dinamarca, podemos dizer que, neste país, a preocupação com a igualdade de gênero pode ser demonstrada com maior probabilidade pelos homens.
6. Nova Zelândia
A participação das mulheres no gabinete do país é de quase 30%, no parlamento - 33%. A propósito, a Nova Zelândia é um dos raros países onde o número de homens é quase igual ao número de mulheres.
5. Irlanda
As mulheres no governo do país são cerca de um quinto. As senhoras locais tiveram o direito de votar em 1918. Hoje, os irlandeses são considerados na Europa muito mais emancipados do que os nativos da vizinha Grã-Bretanha.
4. Suécia
Os países do norte da Europa são tradicionalmente famosos pelo nível de igualdade de gênero. Há um fato sem precedentes na história da Suécia quando, de 1718 a 1771, o país introduziu o sufrágio feminino. Hoje, no parlamento sueco, 44% das mulheres, além disso, 45% dos membros do governo também pertencem à metade justa da humanidade.
3. Noruega
No governo do país, mais da metade dos ministros são mulheres, enquanto os homens ainda ocupam os cargos mais altos. O nível salarial para homens e mulheres varia, mas não significativamente - a diferença média é inferior a mil euros por ano.
2. Finlândia
As mulheres finlandesas começaram a luta pela igualdade de gênero como parte do Império Russo. Foi o Grão-Ducado da Finlândia que se tornou a primeira região de uma grande potência, onde em 1907 o direito de voto foi introduzido para as mulheres. Hoje, a proporção de mulheres no parlamento do país é de 40% e no governo de 63%. Até março de 2012, a presidente da república era Tarja Halonen, que ocupou esse cargo por 12 anos.
1. Islândia
Este país do norte se tornou um líder ranking dos países do mundo em igualdade de gênero. Como na Nova Zelândia, o número de homens e mulheres na população do país é aproximadamente igual em todas as faixas etárias. Atualmente, o chefe de estado é um homem, o presidente Olafur Ragnar Grimsson, o chefe de governo é uma mulher, a primeira-ministra Johanna Sigurdardottir.