Enquanto o coronavírus infecta celebridades e pessoas comuns, países inteiros ficam em quarentena e os russos começam lentamente a estocar alimentos, como cogumelos multiplicam teorias sobre como surgiu o Covid-19 e para quem é benéfico.
Apresentamos as 10 principais teorias da conspiração relacionadas ao coronavírus.
10. Bill Gates fez isso
Se você não entender como Bill Gates se encaixa na história do coronavírus, voltemos em outubro de 2019. Foi neste mês que Bill e Melinda Gates, juntamente com o Fórum Econômico Mundial e o John Hopkins Health Safety Center, realizaram o exercício 201 de pandemia, que simula um surto maciço de coronavírus.
Ironicamente, o vírus Covid-19 apareceu dois meses após essa verificação. Os defensores da teoria da conspiração acreditam que o programa foi apenas um prelúdio para a próxima epidemia, que foi planejada em conjunto por essas três organizações.
9. Os morcegos comidos pelos chineses são os culpados
De acordo com a teoria mais comum sobre o aparecimento do coronavírus, tudo começou com o mercado de frutos do mar em Wuhan, na China. Lá você pode comprar não apenas frutos do mar, mas também animais vivos e mortos, incluindo morcegos - prováveis portadores do Covid-19.
Portanto, a mídia social informou que a propagação da doença é responsável pela tendência de alguns chineses de comer morcegos. Essa sugestão foi apoiada por uma série de vídeos virais mostrando pessoas supostamente com apetite de morcegos devoradores ou sopa deles.
No entanto, não há evidências de que comer morcegos fosse uma fonte de surtos de coronavírus. E um dos estudos conecta completamente o coronavírus Wuhan com cobras.
8.5G internet fez isso
Wuhan é uma das primeiras cidades chinesas a introduzir a Internet móvel 5G. E ele se tornou a primeira cidade a partir da qual a disseminação do coronavírus começou. "Coincidência? Acho que não! ”, Conta Dana Ashley, uma das terapeutas da conspiração.
Na sua opinião, o vírus Covid-19 foi desencadeado por ondas que emitem torres 5G. Ashley baseou sua opinião em um estudo de 2000 que descobriu que a rede 5G representa um risco para a saúde humana. Ashley diz que o chamado coronavírus é na verdade envenenamento por radiação que enfraquece o sistema imunológico e torna as pessoas mais vulneráveis a doenças.
7. As empresas farmacêuticas criaram o SARS-CoV-2
Embora a Runet já esteja cheia de piadas sobre o fato de os fabricantes de papel higiênico e trigo sarraceno estarem negociando a compra da Apple e da Yandex, a epidemia de coronavírus se tornou um período fértil, não apenas para eles, mas também para as empresas farmacêuticas.
Eles são beneficiários óbvios, o que significa que chamaram a atenção dos defensores das teorias da conspiração. Uma dessas teorias diz que todo o hype associado ao coronavírus é pânico deliberado, e seus principais clientes de RP são os principais players do mercado farmacêutico global.
Em 2009, o mundo já viu algo semelhante, e a histeria foi associada à disseminação da gripe suína. Naquela época, a Roche realizou uma campanha publicitária em larga escala para o medicamento Tamiflu, e faturou cerca de US $ 1 bilhão.
Este ano, o fabricante do "Arbidol" já anunciou seu medicamento eficaz contra o coronavírus. Quanto ele ganhará com isso - quem sabe?
6. O governo canadense está envolvido
Embora essa teoria seja menos popular que a versão sobre a criação de um coronavírus na China ou nos EUA, ela tem um lugar para estar. Então, devemos falar sobre ela. Pensa-se que o vírus Covid-19 tenha sido criado no Laboratório Nacional de Microbiologia em Winnipeg, Canadá. Nesta instituição, bem como no laboratório chinês em Wuhan, vírus mortais estão sendo estudados.
Alguns teóricos da conspiração acreditam que espiões chineses roubaram o vírus e o enviaram ao Instituto de Virologia Wuhan, onde acabou causando uma epidemia.
5. Os chineses fizeram 2019-nCov
Uma das teorias de conspiração mais populares associadas ao coronavírus é que o Covid-19 foi criado como uma arma biológica e encomendado pelo governo chinês.
No entanto, o vírus "vazou" de um laboratório de pesquisa do Instituto Wuhan de Virologia devido a uma violação do protocolo de segurança.
De acordo com outra versão deste boato, o vírus foi estudado em laboratório (depois de detectado em animais), mas o final desta história coincide completamente com a primeira opção.
Alguns especialistas riem da teoria de que o coronavírus é uma arma biológica. Essa arma não faz sentido, porque o Covid-19 nem sempre causa morte ou complicações graves, e existem patógenos muito mais perigosos. Por exemplo, Ebola, febre de Lassa ou febre hemorrágica do Congo-Crimeia, que tem uma taxa de mortalidade de 30 a 50%. Para comparação: a taxa de mortalidade global do Covid-19 é de cerca de 3%.
4. Os americanos criaram o Covid-19
Uma das teorias malucas sobre a origem do coronavírus é que ele foi criado por ordem do governo dos Estados Unidos para destruir a economia chinesa. E seus distribuidores foram os militares americanos, que chegaram à China em outubro de 2019.
Devo dizer que o Covid-19 afeta todas as economias do mundo, incluindo a russa. Nele, cinco ramos são mais "afetados" pelo coronavírus.
Outros atribuem a epidemia de Covid-19 ao fato de que milhares de americanos desenvolveram doença pulmonar no ano passado. Isso foi atribuído a cigarros eletrônicos. Os conspirologistas acreditam que esse surto de doença pulmonar foi apenas uma cobertura para um novo coronavírus.
3. Os Simpsons previram coronavírus
Aventureiros "cães de caça conspiratórios" costumam cavar muito fundo e encontrar avisos e dicas de eventos atuais em várias fontes escritas, em filmes e até séries animadas como Os Simpsons.
Como Os Simpsons é uma das séries animadas de vida longa que permanece popular há mais de 30 anos, é apenas um depósito de vários tópicos para teóricos da conspiração.
Caso em questão: o episódio 21, temporada 4 (filmado em 1993), enfoca um surto de uma doença misteriosa chamada Osaka Influenza. Osaka está no Japão, não na China, mas pequenos erros são desculpáveis às grandes séries, certo?
https://youtu.be/Gu4Ir4EoiwY
2. Dean Kunz previu coronavírus
O coronavírus foi "descoberto" no romance "Olhos das Trevas", escrito pelo escritor de ficção científica Dean Kunz em 1981. Ele fala sobre a epidemia global causada pelo vírus Wuhan-400, criada em um laboratório militar chinês.
No entanto, o coro de vozes que alegam que Kuntz é um profeta rapidamente desapareceu quando se descobriu que 2020 não foi mencionado no romance, a letalidade da "infecção do livro" era 100% e a captura de tela da página que voara pela Web foi tirada da coleção de profecias de Sylvia Brown - um meio autoproclamado e psíquico. Ela realmente previu que em 2020 haveria um surto da doença, não pneumonia, mas coronavírus.
No texto original do livro de Kunz, o vírus foi criado não pelos chineses, mas pelas forças armadas soviéticas, e foi chamado de "Gorki-400". Da ex-URSS, ele migrou para a China e, ao mesmo tempo, mudou seu nome em 2008, em uma publicação publicada por Berkley. Os americanos sabem há muito tempo que há um laboratório em Wuhan que estuda vírus, mas a URSS não está mais lá, aparentemente por causa disso o vírus no livro mudou seu registro e "nome".
1. O coronavírus voou do espaço
Na noite de 10 a 11 de outubro de 2019, o céu sobre o nordeste da China foi iluminado por um flash forte devido a um meteorito explosivo.
Os defensores das teorias da conspiração não ignoraram esse incidente e acreditam que o coronavírus voou para a Terra de fora, do espaço sideral. Além disso, isso não foi anunciado por nenhum cientista britânico sem nome, mas pela professora Chandra Wickramasingh, do Centro de Astrobiologia de Buckingham.
No entanto, outros cientistas acreditam que isso é improvável, já que o meteorito não caiu no chão e, mesmo que caísse, o vírus não sobreviveria à temperatura extrema de pouso. Os meteoros que não queimam na atmosfera podem ser aquecidos até 650 ° C quando tocam o chão. Isso é mais do que suficiente para matar um coronavírus que não pode tolerar temperaturas acima de 40 graus.