Lagos com suas águas cristalinas, ecossistemas ricos e paisagens pacíficas são algumas das maravilhas naturais mais magníficas que o mundo oferece. Além de seu humor positivo, os lagos podem ser surpreendentemente grandes.
Aqui está uma lista dos 10 maiores lagos do mundo que você pode adicionar à sua lista de lugares para visitar no futuro.
10. Great Slave Lake, Canadá - 28.930 km²
O segundo maior lago do Canadá também é o lago mais profundo de toda a América do Norte. Para chegar ao fundo, você precisará nadar 614 metros.
O Great Slave Lake costumava fazer parte do vasto McConnell Glacier Lake. E agora é conhecida por suas casas flutuantes, que são completamente auto-suficientes. Um documentário ("Ice Lake"), exibido no canal Animal Planet, foi filmado sobre eles.
Apesar do nome, esse lago não era o último refúgio para centenas de escravos e não era um lugar no qual barcos cheios de escravos navegavam diariamente.
O nome Great Slave Lake foi dado em homenagem a um dos nomes (escravos) do povo indiano Dene. E os tradutores acharam que vinha da palavra inglesa slave ("slave").
9. Nyasa, África - 30.044 km²
Este é o lago mais ao sul do vale do Rift, na Tanzânia (África Oriental). Contém 7% das reservas mundiais de água doce.
O lago Nyasa (ou Malawi, mas o nome da república onde está localizado) é o lar de mais espécies de peixes do que qualquer outro lago do planeta. Somente ciclídeos possuem pelo menos 700 espécies.
E se você se cansar de admirar os peixes e os caracóis locais, sempre poderá relaxar em uma das belas praias e tomar banhos de sol bem sob o sol africano brilhante.
8. Big Bear Lake, Canadá - 31.080 km²
É o maior lago do Canadá. E está localizado de maneira interessante - bem no Círculo Polar Ártico, onde as regiões de taiga e tundra fazem fronteira.
Foi aqui que os primeiros depósitos de urânio foram descobertos. 9 meses por ano, o lago está coberto de gelo, portanto o período de remessa é muito curto.
Mas a pesca e a caça são ótimas aqui. Não é fácil chegar aqui, mas se você o fizer, não se arrependerá, porque os lugares próximos ao Lago Big Bear são lindos. E os assentamentos ao redor do lago abrigam o povo nativo americano indiano de Dene e o "povo urso" de tipi. Então, se você sonha em ver índios de verdade (embora bastante modernos, em vez de acenar machados), então sabe para onde ir.
7. Baikal, Rússia - 31.500 km²
Antes de você é o lago mais profundo do mundo, e isso está longe de ser o único fato interessante sobre o Lago Baikal. Sua maior profundidade chega a 1642 metros. Contém as maiores reservas de água doce. É também o lago mais limpo do planeta.
O Lago Baikal está localizado a uma altitude de mais de 455 metros acima do nível do mar e serve como lar de 1000 espécies de plantas e 2500 espécies de animais. Um dos animais únicos que escolheram o Baikal é um selo de água doce ou selo do Baikal. Até agora, os cientistas não sabem exatamente como esse animal apareceu nas águas do lago - navegou do Oceano Ártico através do sistema fluvial ou do rio Lena, para o qual poderia haver um dreno de Baikal.
Mas, tendo se estabelecido em um novo local, o viajante ainda se sente excelente, tendo subido ao topo da cadeia alimentar no ecossistema do lago Baikal. O único perigo para o selo Baikal são os seres humanos.
6. Tanganica, África - 32.893 km²
Este grande lago africano é o segundo lago de água doce mais antigo do mundo e, além disso, o maior lago de água doce do mundo.
Mais de 85% do lago está na Tanzânia e na RD do Congo, e o restante está no Burundi e na Zâmbia.
Tanganyika é o lar de muitos crocodilos e hipopótamos, bem como de cobra aquática com anéis - uma das espécies mais bonitas e calmas de cobra do mundo. Terrários iniciantes até recomendam essas cobras como seu primeiro animal de estimação por causa de sua natureza pacífica.
5. Michigan, EUA - 58.000 km²
Incluído no sistema dos Grandes Lagos, juntamente com Upper e Huron. Esses três lagos são conectados em um único sistema por estreitos, mas são considerados lagos separados.
A vasta costa do lago Michigan às vezes é chamada de "terceira costa" dos Estados Unidos devido às suas longas e belas praias.
4. Huron, EUA - 59.600 km²
Possui a costa mais longa de todos os Grandes Lagos e foi o primeiro dos lagos que os europeus exploraram nos anos 1600.
Os exploradores franceses Samuel de Champlain e Etienne Brule descobriram a Baía Huron em 1615, contando-a inicialmente como um lago separado, já que parecia ser a Ilha Manitulin separada do restante do Lago Huron. No entanto, como essa ilha é considerada a maior do mundo, os pesquisadores podem ser entendidos.
3. Lago Vitória, África - 69.485 km²
O terceiro maior lago do mundo, localizado na África Oriental, no território de 3 estados. Terceiro em termos de reservas de água doce depois de Upper e Baikal. Nomeado após a rainha Victoria pelo viajante e descobridor britânico John Speke.
Este lago é também o principal reservatório e fonte do magnífico rio Nilo.
Victoria possui 85 ilhas diferentes, cada uma localizada no Uganda, com exceção de uma localizada no Quênia. Todas essas ilhas são famosas por sua fauna endêmica que habita um ecossistema ricamente hidratado. Simplificando, os animais que vivem lá não são encontrados em nenhum outro lugar. Não é de admirar que isso atraia multidões de turistas para as ilhas.
2. Lago Superior, Canadá e EUA - 82.414 km²
Localizado na fronteira do Canadá e dos Estados Unidos, este lago é o maior lago de água doce do mundo. Ele contém mais água do que todos os outros Grandes Lagos juntos.
O nome original foi traduzido como "Água Grande", depois como "o lago mais alto", mas mais tarde foi renomeado com a condição de ser o maior do continente.
1. Mar Cáspio - 371.000 km²
Apesar do nome geográfico “mar”, o Cáspio é o maior lago da Terra em tamanho. É chamado de mar por causa das características tectônicas do tipo oceânico, mas, em essência, é um grande lago de drenagem, cujo nível da água está sujeito a flutuações constantes. Embora vários rios se conectem ao Mar Cáspio, ele ainda permanece completamente separado do oceano.
O Cáspio está localizado na fronteira da Europa e da Ásia, com um nível diferente de salinidade, de 0,05% na foz do Volga a 13% no sul.
O estranho, tendo abandonado as dezenas dos maiores lagos, é o Mar de Aral, que é um grande lago de sal, sem fluxo para o oceano. O processo raso levou ao fato de que sua área de superfície da água diminuiu para 8303 km².