Alguns dias antes da véspera de Ano Novo, as pessoas estão preocupadas com a pergunta, o que cozinhar para o Ano Novo do Porco 2019. Isso pode ser visto não apenas nas multidões de lojas que demolem tudo nas prateleiras, mas também por solicitações dos mecanismos de busca. A Yandex relata que a partir de 29 e 31 o número de solicitações de tópicos culinários aumentou quase três vezes.
Surpreendentemente, no mês frio de inverno, a grande maioria não está interessada em pratos quentes densos e satisfatórios, mas no que geralmente é associado às saladas de verão. Os 10 pratos mais populares do cardápio do Ano Novo em 2019, a pedido da Yandex, foram inundados pelo reino vegetal, onde tortinhas solitárias foram milagrosamente rebocadas.
10. Pulseira de granada
Abre uma lista dos pratos mais populares para o Ano Novo de 2019, certamente uma das saladas mais brilhantes e espetaculares. Além disso, graças ao nome, fica imediatamente claro que ele é servido na mesa de pessoas inteligentes que apreciam a literatura clássica. Ele recebeu esse nome principalmente devido à camada superior coberta por sementes de romã brilhantes e bonitas. Mas o que está oculto por dentro e quais camadas específicas estarão contidas nele, deixamos a critério da anfitriã, seus gostos e capacidades materiais.
Para o quarteto, tradicional para saladas de inverno russas:
- batatas
- beterraba;
- cenouras;
- e ovos
peito de frango, tiras finas de bacon ou pastrami podem ser adicionados como um complemento "satisfatório".
Nozes, tomilho ou endro com cebola vermelha escaldada em água fervente, dão tonalidades de sabor adicionais.
O principal é colocar as camadas em um prato no centro do qual há um copo para que a salada assuma a forma de um anel e como cobri-las com molho - maionese ou uma mistura de maionese e creme de leite. Em seguida, coloque a salada na geladeira e espere um pouco, para que as camadas estejam bem definidas.
9. Salada com frango e abacaxi
Essa salada entrou no cardápio festivo desde o início dos anos 90, quando fatias de milho e abacaxi enlatadas apareceram nas prateleiras. A versão mais simples da receita inclui uma lata de abacaxi enlatado, uma quantidade ligeiramente maior de frango, queijo, alho e milho enlatado tradicional (você pode fazer sem ele). Os originais podem adicionar um pouco de noz.
Desde os tempos da perestroika, a composição da salada tornou-se mais complicada. Adicione o frango, além de abacaxi em conserva, azeitonas, pimentão vermelho, pepino e tempere com uma mistura de azeite e uma mordida de vinho branco. Ou faça uma opção satisfatória - adicione pequenas massas cozidas, legumes (pimenta, tomate, pepino) ao frango e ao abacaxi, um pouco de raspas de limão e tempere com iogurte.
Existe uma versão tailandesa da salada, onde, além do frango, o camarão aparece no quadro de alface e é temperado com suco de limão, óleo vegetal e molho de soja.
8. Tortinhas - com caviar, com salada, com cogumelos
O único lugar sem salada na lista do que pode ser preparado para o ano do Porco Amarelo merece atenção especial. As tortinhas são boas porque, com um mínimo de ingredientes, criam o resultado máximo e parecem festivas. Esse nome vem da palavra francesa “little cake” - eles parecem um bolo aberto em miniatura: paredes de massa e recheio, que podem ser adicionadas antes ou depois da massa.
E para que a anfitriã não se canse muito na véspera de Ano Novo, os moldes prontos para confeitaria podem ser comprados na loja e rapidamente preenchidos com o que está à mão - caviar de capelim (que é apenas amarelo), uma mistura pronta de salada ou cogumelo.
7. Salada com lulas
O principal segredo de uma deliciosa salada é o tratamento térmico de carcaças. Antes de tudo, é recomendável escolher lulas pequenas, com casca. Por quê? Para a limpeza, as carcaças são trazidas já congeladas, são descongeladas e após os procedimentos serem congelados novamente. Isso afeta negativamente o sabor do produto. Um pouco de confusão com a remoção das placas de quitina e descasca mais do que banhar-se com o melhor sabor do prato.
Para preparar a lula, descongele, descasque e cozinhe a água para ferver - ferva-a e adicione temperos (geralmente uma folha de louro e pimenta preta).
- Assim que a água ferver, retire a panela do fogo, coloque as carcaças, cubra e esqueça por 10 minutos.
- De fato, este é o fim do processo de cozimento - dez minutos são mais que suficientes para uma proteína molusca suave e rapidamente dobrável.
- Em seguida, as carcaças são retiradas, resfriadas, cortadas e usadas em saladas.
E há muitas opções para saladas com lula. Combinam-se melhor com produtos que enfatizam o sabor natural do molusco - por exemplo, arroz, salada verde, beterraba, pimentão. No entanto, quem desejar pode acrescentar algo mais brilhante, como uma mistura de romãs e maçãs verdes (temperado com iogurte sem açúcar) ou tomate e salada verde e temperar generosamente com uma mistura de alho picado e azeite de oliva. Há ainda uma salada de lula com batatas e linguiças defumadas, temperadas com vinho branco!
6. salada de caranguejo
Infelizmente, apenas o nome é deixado dos caranguejos na salada. Essa salada é preparada com base em palitos de caranguejo - uma imitação da carne de caranguejo inventada pelos japoneses. Segundo a teoria, eles devem ser feitos com base em filé de peixe branco triturado. No entanto, na maioria das vezes, a imitação chinesa é entregue aos mercados do espaço pós-soviético - fitas de proteína de soja compactadas com a adição de amido e corantes. A invenção japonesa chegou aos bárbaros ocidentais no final da URSS e foi útil nos anos 90, como uma fonte de proteína barata. Como resultado, nasceu a salada de caranguejo, cuja base é uma mistura desses dois produtos. Ovos cozidos, pepino fresco e molho de maionese são tradicionais para saladas russas "soviéticas".
No entanto, em nosso tempo, ninguém se preocupa em substituir os palitos de caranguejo por carne de caranguejo real e variar ligeiramente a composição da salada. Agora você pode adicionar a ele:
- salsão;
- abacate;
- maçãs azedas;
- salada de folhas;
- pequenos tomates cereja;
- queijo (mozzarella e duro).
Além da maionese, eles também são temperados com azeite de oliva, vinagre de vinho ou até mesmo simplesmente regados com suco de laranja.
5. Gelatina de carne
Existem muitas opções de culinária para essa variedade antiga de pratos - quase todas as cozinhas nacionais possuem sua própria opção. Sua base é um caldo denso e denso, fervido de ossos e cartilagens, que endurece facilmente quando resfriado.
Para carne gelatinosa, diferentemente de outros pratos, partes do corpo de um animal de meia idade são ótimas - elas têm mais substâncias gelificantes. Tornando muito simples:
- ossos com pedaços de carne são derramados com água fria;
- adicione tempero e deixe ferver;
- escorra o caldo;
- carne cozida é cortada dos ossos;
- classificados e triturados manualmente (somente no processamento manual, você pode notar pequenos fragmentos de ossos que podem arruinar todo o prazer de comer).
A carne picada é colocada em um molde, vertida com caldo pré-filtrado, deixada em repouso por meia hora e colocada na geladeira.
O principal segredo de um prato estético e saboroso é um caldo bonito e âmbar. Para fazer isso, os legumes usados para temperar são queimados em uma panela seca e sem óleo. Ou simplesmente não descascam o bulbo da cebola (e, é claro, depois de lavá-lo antes) sem nenhuma fantasia - o corante na casca dará a sombra necessária.
4. Mimosa
O principal segredo da popularidade da salada é sua versatilidade e facilidade de preparação. Você poderia fazê-lo literalmente de tudo, seriam os principais ingredientes - batatas, peixe e gemas cozidas raladas, devido à cor e textura de que "Mimosa" realmente recebeu esse nome.
A versão soviética do Mimosa era simples.
- Sua base foi criada por batatas cozidas, que foram esfregadas em um ralador para "ternura" e "leveza"; alguns acrescentaram cenouras cozidas, também raladas, às batatas.
- Em seguida, espalham uma camada de água picada e escaldada com água fervente para se livrar da queima, das cebolas e depois de uma camada de queijo, maçãs, claras de ovos, peixe enlatado.
- O número de camadas era limitado apenas pelo número de produtos; seu pedido era limitado pela imaginação da anfitriã, mas cada camada era necessariamente revestida com maionese.
- Coroou todas as gemas trituradas.
- É importante que todos os produtos, novamente com a maior “leveza”, foram esfregados em um ralador - grande ou pequeno, da melhor forma possível. Alguns da mesma "ternura" notória esfregavam óleo frio e decoravam a salada com seus cachos; felizmente, essa redundância oleosa foi abandonada em nossos dias.
Atualmente, existem mais opções para fazer salada. O peixe enlatado foi substituído por peixe defumado - cavala, alabote, peixe vermelho nobre ou mesmo fígado de bacalhau (ou uma mistura deles). Em vez de “apenas queijo”, foram usados cheddar, parmesão ou o clássico creme de queijo Druzhba.
Tons aromatizados foram adicionados por champignon frito, alface, alcaparras e, para além de maionese, começaram a usar creme sem açúcar, molho de soja e suco de limão. Apenas uma coisa permanece inalterada - o design de sopro e a delicada e delicada migalha de gemas na parte superior do prato.
3. César
O criador da famosa salada não é o mesmo imperador romano, mas o restaurador americano com o mesmo nome de origem italiana. A salada nasceu no verão quente de 1924, quando toda a América comemorou o Dia da Independência e visitou restaurantes. Como a filha da cozinheira disse, a salada foi inventada pelo desespero - o estabelecimento era tão popular que os visitantes comiam quase tudo na cozinha e precisavam improvisar. O cozinheiro misturou tudo o que restava às pressas, e o resultado foi tão bem-sucedido que ele ganhou fama mundial.
Inicialmente, a salada era muito leve.
- Baseou-se em alface romana (uma variedade de repolho de alface), croutons (croutons de pão branco em cubos e fritos) e queijo parmesão temperado com uma mistura de molho de limão, ovos e azeite de oliva.
- Mostarda de Dijon, pimenta do reino e molho Worcester, fabricados industrialmente a partir de peixe fermentado, açúcar, vinagre e especiarias, foram usados como temperos.
- De acordo com outra versão, o molho Worcester foi substituído por vinagre de vinho tinto, ovos cozidos foram adicionados à salada e não havia apenas muito alho, mas também muito.
Um pouco mais tarde, o irmão desse mesmo César decidiu modernizar a invenção de um parente e trouxe um toque de mar à salada - ele começou a cozinhá-lo com anchovas. Dessa forma, a salada entrou no cardápio de restaurantes de todo o mundo, de onde penetrou na culinária caseira e se tornou extremamente popular.
2. Olivier
Um dos pratos de Ano Novo mais amados pelos russos foi inventado por um cozinheiro de origem belga, Lucien Olivier. Esse seguidor da alta cozinha francesa mantinha um restaurante na Trubnaya Street em comum com um comerciante de Moscou. Foi lá que a famosa salada nasceu e rapidamente se tornou popular. Mesmo agora, ele lidera a lista do que cozinhar para o Ano Novo de 2019, de acordo com as estatísticas de pedidos no Yandex.
A primeira receita impressa documentada para salada foi publicada em 1894 na revista Our Food. Segundo o autor da receita, especialista em culinária profissional, ele próprio o provou repetidamente no restaurante Olivier nos anos 80 do século XIX.
Os seguintes produtos estão incluídos na receita do próprio e original "Olivier":
- Galinha perdida avelã cortada em fatias (às vezes foi substituída por outras variedades de caça, por exemplo, perdiz ou perdiz preta, ou dispensada com frango comum, no entanto, como disse o cozinheiro, o sabor do lanche não será tão delicado).
- Batatas cozidas.
- Pepinos frescos (no inverno, eles poderiam ser substituídos por em conserva, no entanto, o especialista em culinária recomendou o uso da grama de pepino devido ao seu cheiro forte e fresco).
- Alcaparras.
- Azeitonas.
- Para a beleza e o sabor original, a salada foi decorada com pescoços de lagostins, folhas de alface e caldo de carne picado em gel.
- O prato foi servido muito frio em uma saladeira de cristal.
Como podemos ver, os principais componentes da salada foram muito simplificados - o avelã se transformou em uma lingüiça cozida comum, ervilhas substituíram as alcaparras e as azeitonas, e a bela decoração foi perdida em algum lugar em um turbilhão do turbulento século XX. Mas produtos simples e comuns foram adicionados - cenoura, cebola e maçã.
No entanto, o principal segredo dessa salada está no molho. Segundo o especialista em culinária, o molho de provence frio misturado com soja de Cabul foi usado para reabastecer uma salada autêntica. A soja não é usada no sentido de uma "planta de feijão", mas, como costumava ser no dicionário Dahl, no sentido de "tempero". O molho original de Cabul foi fabricado pela empresa inglesa Crosse and Blackwell, e agora não é possível descobrir seu conteúdo exato.
1. Arenque sob um casaco de pele
E o lugar mais importante entre os 10 pratos mais populares de Ano Novo para 2019 é ocupado por um arenque sob um casaco de pele, amado pelos habitantes do espaço pós-soviético. Massivamente, este prato começou a ser preparado na URSS, a partir dos anos 60 do século passado. Esta tradição foi apoiada verbalmente e replicada na TV em programas culinários e em numerosas “luzes”. O segredo para a popularidade do arenque sob um casaco de pele está na abundância de ingredientes e na simplicidade da preparação; até uma anfitriã iniciante pode lidar facilmente com isso.
Nos países da CEI, o “arenque com um casaco de pele” é cozido aproximadamente da mesma maneira - as diferenças são apenas na maneira como os componentes da salada são preparados.
- Tradicionalmente, batatas, cenouras e beterrabas são cozidas, mas podem ser cozidas em uma manga ou papel alumínio ou cozidas no vapor.
- Pepinos e cebolas podem ser em conserva e frescos.
- Os originais podem adicionar carne cozida ou língua, além de maçãs sem açúcar.
- O principal é colocar o prato em camadas (a base é batata) e cobrir adequadamente com maionese, comprada ou caseira, e também deixar o prato na geladeira por pelo menos 24 horas.