O futebol é um dos esportes mais populares e interessantes. Embora a maioria das principais equipes jogue na Europa, em países como Alemanha, Brasil, Espanha e Inglaterra, o maior estádio de futebol do mundo construído na Ásia. Aqui estão os 10 maiores estádios de futebol em termos de espaço. Os dados são retirados do banco de dados dos estádios StadiumDB.com e estão atualizados em junho de 2018.
10. Estádio Borg El-Arab ("Borg Al-Arab") - 86.000 pessoas
Este estádio está localizado a oeste da cidade egípcia de Alexandria, na costa do mar Mediterrâneo. Foi construído em 2007 pelo Corpo de Engenharia das Forças Armadas do Egito e inclui um campo de futebol e uma pista atlética ao longo de todo o perímetro do campo. Graças a isso, o Borg Al-Arab pode ser usado como uma arena esportiva polivalente.
E a equipe egípcia joga no Cairo e não usa o maior estádio do país para suas partidas.
9. Estádio Nacional Bukit Jalil ("Estádio Bukit Jalil") - 87 411 pessoas
Embora às vezes seja chamado de "estádio com 110 mil lugares", na verdade é muito menor. Segundo o StadiumDB.com, o Bukit Jalil acomoda pouco mais de 87 mil pessoas. No entanto, o estádio nacional da Malásia, construído nos arredores da capital Kuala Lumpur, é o maior estádio de futebol do país.
8. Wembley ("Wembley") - 90 652 pessoas
O maior estádio da Inglaterra nasceu em agonia (2003-2007). Em primeiro lugar, foi construído 4 anos depois do planejado originalmente. Em segundo lugar, o custo de sua construção totalizou 798 milhões de libras e espera gastar metade desse valor. Por causa disso, o empreiteiro geral e os investidores estavam em tribunal, e muitos eventos tiveram que ser cancelados.
O estádio tem a forma de uma tigela com um teto retrátil e os assentos são divididos em três níveis, sendo o meio exclusivo para pessoas que reservam assentos a longo prazo. Esse esquema é altamente lucrativo, mas também recebeu críticas da mídia e dos fãs. Essa abordagem é compartilhada por fãs regulares, dificultando a criação de uma atmosfera adequada.
A característica mais característica do estádio é, obviamente, um arco de aço de 133 metros, enquanto o estádio predecessor tinha torres gêmeas. À noite, o arco acende e é visível por muitos quilômetros.
7. Ninho de Pássaro (Ninho de Pássaro) - 91.000
O Estádio Nacional Chinês, construído em Pequim para os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, mais uma vez abrirá seus portões para os Jogos Olímpicos no inverno de 2022.
Um dos maiores estádios de futebol do mundo foi chamado de Ninho de Pássaro por um motivo. Consiste em uma tigela de concreto, em torno da qual estão localizadas 24 colunas e, em cima delas, uma tecelagem de vigas de aço gigantes. Eles se parecem com os galhos dos quais o ninho de um pássaro enorme é construído. E como um ninho, a estrutura do estádio parece caótica e ao mesmo tempo muito durável. Como o custo começou a crescer rapidamente, os organizadores abandonaram o design do teto retrátil, que deveria ser feito sob o "ninho".
6. Rose Bowl ("Rose Bowl") - 92 542 pessoas
O nome deste estádio americano vem do jogo Rose Bowl, que é realizado aqui todos os anos, a partir de 1 de janeiro de 1923.
Inicialmente, o estádio tinha a forma de ferradura, mas a extremidade aberta da "ferradura" foi fechada em 1928. Até agora, a tigela construída não mudou muito, apenas pequenas adições ou reconfigurações foram feitas.
De tamanho grande, o estádio em seus melhores anos (1972-1997) foi capaz de acomodar mais de 104 mil pessoas. Mas, devido à adição de assentos, especialmente nas zonas oeste e leste, seu tamanho diminuiu para 92 542 pessoas.
5. Soccer City ("Sokker City") - 94 736 pessoas
O Estádio da FNB, também conhecido pelo nome mais reconhecível Soccer City, sediou a final da Copa do Mundo de 2010. Embora seus estandes possam acomodar 94.736 espectadores, em 2010 apenas 84.490 espectadores foram autorizados a entrar no estádio, tendo reservado os assentos restantes para VIPs e imprensa. O estádio está localizado em uma das cidades mais perigosas do mundo - Joanesburgo, África do Sul.
Devido à sua forma semelhante a uma panela africana ou uma abóbora local, o estádio foi apelidado de Calabas.
4. Camp Nou ("Camp Nou") - 99 354 pessoas
O famoso clube "Barcelona" tem a honra de jogar não apenas na Espanha, mas também no maior estádio de futebol da Europa. A construção começou em 1954 e durou três anos. Três - também o número de arquitetos que gerenciaram o projeto - Francesca Mithans, Lorenzo Garcia Barbon, Jose Soteras Mauri.
Desde o início, Camp Nou foi uma construção impressionante. A capacidade inicial de 90.000 espectadores foi aumentada para 110.000 em 1978 e depois para quase 120.000 em antecipação à Copa do Mundo de 1982. No entanto, no futuro, as regras de segurança da FIFA, da UEFA e da federação nacional forçaram a administração do estádio a reduzir o número de assentos.
Por muitas décadas, Camp Nou tem sido uma zona de jogos da Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Copas dos Vencedores de Copas, Liga dos Campeões e muitos outros grandes eventos.
3. Campo de críquete de Melbourne ("Campo de críquete de Melbourne") - 100.024 pessoas
A história deste estádio australiano, como o nome indica, está principalmente associada ao críquete. Mas também é usado em torneios de futebol (o primeiro jogo ocorreu em 1859), ganhando o status de “lar espiritual” da equipe australiana.
Juntamente com os principais eventos de críquete (sediado em 2 campeonatos mundiais), o estádio também é o local anual do Campeonato Australiano de Futebol. Além disso, os melhores clubes europeus às vezes usam esse estádio para seus torneios no exterior.
2. Estádio Azteca (Estádio Azteca) - 105.000 pessoas
O segundo estádio de futebol mais espaçoso está localizado na capital mexicana, Cidade do México. Possui uma das maiores zonas premium, que possui 856 lojas particulares para clientes corporativos. Curiosamente, o estádio não é de propriedade pública nem de clube esportivo. Seu proprietário é o grupo de mídia mexicano Televisa.
Em 1986, a lenda do futebol Diego Maradona marcou um dos gols mais famosos desse campo - a "Mão de Deus", durante o jogo "Argentina contra a Inglaterra" nas quartas de final.
1. Estádio Rungrado May Day - 150.000 pessoas
A Coréia do Norte não é o país mais bem sucedido e mais rico do mundo. No entanto, ela tem algo que outros países ainda não têm. Este é o maior estádio de futebol do mundo. Foi projetado para 150 mil espectadores. A área total da estrutura é de 207.000 m² e a altura é de 60 m.
O Estádio Nacional da Coréia do Norte foi construído em 1º de maio de 1989 como uma resposta à construção do Estádio Olímpico de Seul, como parte de uma rivalidade entre os dois países. A construção levou 2,5 anos, o que é muito rápido para a construção dessa balança.
O elemento mais espetacular do estádio é o seu teto. Forma 16 segmentos em forma de pétalas, que cobrem as arquibancadas e o edifício de 8 andares do estádio. Na forma, lembra um pára-quedas ou, em outra conotação simbólica, uma flor de magnólia. O telhado único foi premiado e premiado com o primeiro prêmio na Exposição Internacional de Invenção de Genebra de 1988.
Devido à sua escala, o estádio viu muitos eventos notáveis, estabelecendo um recorde mundial de presença em 1995. Em seguida, 190.000 espectadores foram acomodados em seus estandes.
Quando o time de futebol da Coréia do Norte não joga em campo, as férias em massa são realizadas regularmente lá. Também no estádio, em 1992, foi realizada uma execução pública de generais, planejando derrubar Kim Jong Il - o Sol da nação e o Pai do povo (isso está longe de todos os seus títulos oficiais).
O maior estádio de futebol da Rússia
Em Moscou, não muito longe das Sparrow Hills, fica o Estádio Luzhniki. Seus estandes podem acomodar 81 mil espectadores. Muito em breve (a partir de 14 de junho), a Copa do Mundo de 2018 começará lá.