Se você estiver saindo de férias, poderá estudar a classificação dos hotéis na Turquia ou escolher um passeio turístico na Europa. É o que centenas de turistas fazem todos os anos. Mas há quem prefira relaxar, radicalmente diferente do habitual.
É para esses viajantes que eles se destinam os destinos mais incomuns do turismoapresentado no Top 7 de hoje.
7. Turismo polar
O sol, as palmeiras e a areia há muito se tornam chatas? Bem-vindo ao reino das neves eternas e da noite polar! As excursões ao Ártico ou à Antártica estão se tornando cada vez mais populares entre os fãs do turismo extremo. A propósito, visitar pelo menos o sul, pelo menos o pólo norte não é um prazer barato. Afinal, a estrada, o equipamento e até mesmo a noite em uma barraca isolada de lona especialmente durável são caros.
6. Passeios a navios afundados
Pode ser tanto veleiros antigos como navios de guerra da Segunda Guerra Mundial e o lendário Titanic. Alguém quer se sentir como um caçador de tesouros, alguém quer se sentir como um corajoso explorador. Esses passeios são os melhores locais para mergulho, para pessoas que estão cansadas de explorar exclusivamente a flora e a fauna debaixo d'água. Aliás, este ano o local onde o famoso navio de cruzeiro Costa Concordia afundou foi especialmente popular.
5. Turismo ecológico
Visitar os cantos do planeta intocado pela civilização vem ganhando popularidade desde os anos 80. Este passeio ecológico envolve a rejeição de todos os benefícios da civilização e completa união com a natureza. Abaixo carros, smartphones, secadores de cabelo e até spray de mosquito! Um seguidor leal do ecoturismo nunca trará nada que possa perturbar a ecologia do local escolhido. Quênia, Laos, Tanzânia, Nepal, Nova Zelândia e África do Sul são os principais eco-turistas.
4. Turismo gastronômico
A culinária nacional pode contar sobre a cultura e outras características de um país, não menos que museus e outras atrações. Você pode apenas experimentar pratos de diferentes países ou escolher uma excursão mais altamente especializada - queijo na França ou uma cerveja na Alemanha. É verdade que, nos países da Ásia e da África, os fãs do turismo gastronômico ainda devem restringir seu apetite para não chocar o organismo mimado pela culinária européia.
3. Turismo cinematográfico
Viajar para os locais de gravação do seu filme favorito atrai muitos amantes de férias incomuns. Por exemplo, os fãs de Tolkien literalmente viajam para a Nova Zelândia, onde o Senhor dos Anéis estrelou. Não menos popular entre os turistas de filmes é Malta, onde eles filmaram Tróia, Gladiador e Game of Thrones. Os fãs do cinema soviético costumam escolher uma rota para os locais de filmagem de "17 Moments of Spring", que aconteceu na Letônia, Geórgia, Rússia
2. Jailoo-turismo
Essa direção tem muito em comum com o turismo ecológico, mas é ainda mais extrema. O Jailoo-turismo envolve conviver com as tribos que preservaram o sistema comunitário primitivo. Além de abandonar todos os benefícios da civilização, o turista será imerso em uma atmosfera incomum e às vezes chocante. Na maioria das vezes estamos falando das tribos da Oceania ou da África Central. Mas os russos podem escolher, por exemplo, o turismo tribal nas pastagens de alta montanha do Quirguistão.
1. Passeios de Troca de Casas
Este tipo incomum de turismo está se tornando cada vez mais desenvolvido na Europa. Sua essência é simples - indo descansar em outro país, você deve encontrar uma pessoa planejando férias ao mesmo tempo. Os turistas simplesmente mudam de casa e, durante uma semana ou até um mês, passam a conhecer a cultura do estado, sem gastar dinheiro em pagar por hotéis. Para quem deseja trocar temporariamente de casa, existem muitos sites especializados na Internet. Assim, os proprietários da casa na vila de Ural têm todas as chances de mudar por uma semana ou duas com o proprietário da vila na costa espanhola.