Hoje, mais de 200 organizações no planeta são orgulhosamente chamadas de "bolsa de valores". No entanto, apenas cerca de uma dúzia de bolsas pode se gabar de serem uma plataforma bem-vinda na qual os emissores colocam seus valores mobiliários de boa vontade.
Nos Top 6 de hoje coletados as maiores bolsas de valores do mundo. Os resultados das negociações nesses sites são indicadores do estado da economia, com base nos quais são calculados índices de ações famosos como Dow Jones, NASDAQ 100, SSE Composite, NYSE Composite e outros.
6. NASDAQ
No final da década de 1970, o sistema de cotações automatizado criado pela Associação Americana de Negociantes de Valores Mobiliários se transformou em uma bolsa de valores de pleno direito. Hoje, a NASDAQ é uma concorrente significativa da Bolsa de Valores de Nova York. É na NASDAQ que são negociados valores mobiliários de emissores como Microsoft, Intel, Apple e Google. Uma característica distintiva da NASDAQ é sua especialização em trabalhar com empresas do setor de TI. Até o momento, a cotação da bolsa tem cerca de 4400 empresas.
5. Bolsa de Valores de Hong Kong
A troca foi estabelecida em 1891. Hoje, documentos de mais de 1.500 emissores são apresentados aqui. Entre as empresas russas, a Rusal foi a primeira a entrar na Bolsa de Hong Kong em janeiro de 2010. A experiência bem-sucedida do IPO da Rusal atraiu a atenção dos empresários russos para esse intercâmbio. A capitalização da Bolsa de Hong Kong é de US $ 23,9 bilhões.
4. Bolsa de Valores de Xangai
A maior plataforma de comércio da China é uma das líderes no mercado de ações asiático. A bolsa foi criada em 1990 e é uma organização sem fins lucrativos, gerenciada por um comitê especial de valores mobiliários da China. O principal índice calculado com base nos resultados do leilão é o SSE Composite, que reflete o status de todas as empresas listadas na bolsa.
3. Bolsa de Londres
Das 22 bolsas que operam no Reino Unido, a LSE é um participante importante na arena internacional. A propósito, a London Stock Exchange é uma sociedade anônima que vende seus próprios valores mobiliários em bolsas de valores. A LSE representa 50% do comércio internacional de valores mobiliários. O índice mais influente calculado com base nas negociações na bolsa é o FTSE 100.
2. Bolsa de Valores de Tóquio
Uma das trocas mais antigas foi fundada em 1878. Em termos de capitalização, o site de Tóquio é o segundo no mundo depois da NYSE. Empresas asiáticas de grande porte como Toyota, Mazda e Sony depositam seus valores aqui. No total, a listagem da bolsa lista cerca de 2500 empresas japonesas e estrangeiras. Os principais indicadores da situação da Bolsa de Tóquio são os índices NIKKEI e TOPIX.
1. Bolsa de Nova York
Das 13 bolsas americanas, a NYSE é a maior não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. O Índice Dow Jones, bem como o Índice NYSE Composite, são calculados com base nas ações negociadas em ações. A história da troca começou em 1792. Hoje, mais de 3 mil empresas de todo o mundo são cotadas na NYSE. Para ser listado na bolsa, você deve ter uma renda anual de pelo menos US $ 2,7 milhões.