Bem, onde nós não? Esta tese comum é confirmada pelo fato de que a Rússia não está realmente no ranking dos países mais ricos do mundo (em termos de PIB per capita).
Os especialistas em publicações da Forbes estudaram os dados do FMI para 182 países e selecionaram os dez primeiros mais ricos. No entanto, não se apresse em fazer as malas - boa metade dos líderes da classificação deve seu bem-estar às reservas de petróleo e gás. Então, talvez os russos ainda estejam à frente?
Os dados estão desatualizados, mas preparamos um ranking atualizado das economias e uma tabela do PIB do mundo em 2019.
10. Holanda (PIB per capita - US $ 40.973)
- uma das ilhas de relativa estabilidade na Europa em crise. A taxa de desemprego no país é mantida em 5%, a inflação no primeiro trimestre deste ano foi de apenas 2,4%.
9. Suíça (US $ 41.950)
- Líder estável nas classificações dos países em termos de padrão de vida. No entanto, apesar da renda tão alta, os suíços têm de aturar o fato de que é precisamente no país que eles têm ao mesmo tempo duas das 10 cidades mais caras do mundo: Genebra e Zurique.
8. Hong Kong (US $ 45.944)
- Além de estar entre as dez mais ricas, ocupa também uma posição de liderança no ranking de competitividade dos países do mundo pelo Instituto de Desenvolvimento Gerencial. Líder em um indicador tão significativo como o Índice de Liberdade Econômica, Hong Kong utilizou com sucesso o investimento estrangeiro para garantir um crescimento econômico estável.
7. Estados Unidos (US $ 46.860),
- Apesar da crise que abala a economia, ela permanece entre os líderes mundiais. Embora a população da superpotência não seja tão maravilhosa quanto possa parecer. Cerca de 15% dos americanos vivem abaixo da linha da pobreza.
6. Emirados Árabes Unidos (US $ 47.439),
- Como muitos outros países mais ricos, eles têm uma última palavra no mercado de petróleo. Embora as medidas governamentais para diversificar a economia tenham um bom efeito, setores como construção, comércio, turismo e agricultura estão assumindo a liderança.
5. Brunei (US $ 48.333)
- Um dos poucos estados em que a população realmente sente uma parcela "per capita" significativa do PIB em sua própria carteira. No país, 40% dos trabalhadores são visitantes do sudeste e do leste da Ásia.
4. Noruega (US $ 51.959)
- Líder da zona euro na produção de petróleo e gás natural. O estado oferece aos cidadãos alto bem-estar, prestando muita atenção à esfera social, incluindo subsídios para educação e benefícios para a parte deficiente da população.
3. Cingapura (US $ 56.694)
- Está se tornando mais atraente para os líderes mundiais no campo das mais recentes tecnologias. A experiência existente no estabelecimento da produção de eletrônicos e software, juntamente com um regime tributário poupador, atrai bilhões para Cingapura, que têm o efeito mais positivo no bem-estar do estado.
2. Luxemburgo (US $ 81.466)
- É uma plataforma atraente para investidores devido à presença de uma zona offshore. O capital estrangeiro trabalha para o bem do Ducado. Além disso, o Luxemburgo conseguiu ganhar e manter o título de um dos centros bancários mais importantes da Europa e do mundo.
1. Catar (US $ 88.222)
- Encabeça a classificação dos países em termos de PIB. Um dos países do mundo árabe, que atrai magneticamente emigrantes da Rússia, Europa e até dos Estados Unidos. Todo mundo quer viver bem, então a taxa de crescimento populacional em um dos países mais ricos é de cerca de 3% ao ano, o que excede a média global.