Vinte e cinco especialistas (cientistas políticos, estrategistas políticos, representantes da mídia e vários partidos políticos) responderam à pergunta, quem é o principal político na Rússia este ano. A principal tendência de março é a conclusão da operação militar na Síria e a retirada da maior parte das tropas russas em conexão com a consecução bem-sucedida dos objetivos. É especialmente impressionante que as operações militares na Síria não tenham custado perdas de pessoal, exceto as aeronaves russas Su-24 abatidas por ordem do presidente turco Erdogan.
Apresentamos a você dez pessoas que se enquadram na classificação da elite política russa.
Elvira Nabiullina
A relativa estabilização da taxa de câmbio do rublo, depois de cair em 2015, permitiu que o chefe do Banco Central subisse no ranking imediatamente em duas posições e se tornasse a primeira mulher a entrar nos 10 principais políticos russos em 2016 com uma pontuação total de 5,44. No entanto, Elvira Nabiullina prefere evitar "grandes políticas", permanecendo apenas um excelente profissional. Isso é reconhecido no cenário internacional - em setembro de 2015, a Euromoney nomeou Nabiullina como o melhor gerente de banco central do mundo.
9. Igor Sechin
O representante da elite empresarial russa, a primeira pessoa na Rosneft e o chefe do conselho de administração da Rosneftegaz, caiu para o nono lugar. O número total de pontos é 5,53. Sechin está perdendo terreno na arena internacional - em 2015, ele desapareceu da lista das 50 pessoas mais influentes da Terra, de acordo com a agência Bloomberg.
8. Alexander Bortnikov
A operação síria é a razão do aumento do rating do chefe do FSB, Alexander Bortnikov. Da nona linha, ele subiu para a oitava posição, com uma pontuação total de 5,71, e o escândalo do verão com a venda de terras na rodovia Rublevo-Uspenskoye foi longo e completamente esquecido.
7. Kirill (Gundyaev)
A posição da igreja na arena política permanece estável, e o patriarca de Moscou e de toda a Rússia é muito conhecido na mídia para deixar os dez primeiros. Sua pontuação total é de 6,10 pontos. Em fevereiro, a primeira reunião em centenas de anos foi realizada com o papa, o chefe da Igreja Católica, como resultado do qual os dois líderes da igreja assinaram uma declaração conjunta.
6. Sergey Lavrov
O ministro das Relações Exteriores, mestre em declarações duras e, ao mesmo tempo, amante de cantar com um violão, caiu para o sexto lugar com uma pontuação total de 6,62.
5. Sergey Shoigu
Ocupa o quinto lugar na classificação de influência dos políticos russos, com uma pontuação total de 6,86 pontos. A abundância de razões da mídia e a conclusão bem-sucedida da operação síria também afetaram a avaliação dos residentes russos das atividades de Lavrov e Shoigu - eles se tornaram dois dos ministros mais populares de 2016, de acordo com uma pesquisa da VTsIOM. Bem, ou pelo menos aqueles cujas posições eram inconfundivelmente chamadas 70% dos russos.
4. Vyacheslav Volodin
A posição do primeiro vice-chefe da administração presidencial no ranking permanece estável - ele, como no ano passado, ocupa a quarta posição com uma pontuação total de 7,04. Talvez a história da caridade também tenha desempenhado um papel: no mês passado, ele doou 8 milhões de rublos de fundos pessoais para apoiar e desenvolver museus e escolas de arte infantil na região de Saratov.
3. Dmitry Medvedev
Em comparação com fevereiro, a posição de Medvedev piorou - ele caiu para o terceiro lugar com uma pontuação total de 7,34 pontos. No entanto, os motivos da mídia com sua participação desde o início do ano não são suficientes - ele viaja para regiões de mineração, nega o estado e a presença da indústria na Ucrânia e mais uma vez promete ajudar os pobres e membros de categorias sociais vulneráveis. A guerra na Síria é certamente um evento mais brilhante.
2. Sergey Ivanov
A posição do top 10 do chefe da administração presidencial foi influenciada por um grande número de ocasiões da mídia - especialmente uma recente viagem à China. Lá, ele ajudou a manter relações “confiáveis, equitativas e de boa vizinhança” e ajudou os camaradas chineses a combater suborno e corrupção, porque a Rússia tem uma vasta experiência nessa área. Agora Ivanov está em segundo lugar com uma pontuação total de 7,68.
1. Vladimir Putin
E o primeiro lugar no ranking de estadistas em 2016 é previsivelmente ocupado pelo presidente da Federação Russa. Ele marcou 9,92 pontos e lidera com uma margem significativa de 2,24 pontos.